
O seu estoma deve ter uma cor rosa ou vermelha, com um aspeto semelhante ao interior da boca, húmido e quente.
Depois da cirurgia o estoma pode estar um pouco “inchado” (edema), que vai desaparecendo nas primeiras semanas.

O estoma diminui de tamanho, o orifício fica mais apertado e as fezes podem sair com uma consistência de “tiras”. Nesta situação, contacte a/o sua/seu enfermeira/o de estomaterapia.

O seu estoma está abaixo do nível da pele, parece que foi puxado para dentro do abdómen. Nesta situação, contacte a/o sua/seu enfermeira/o de estomaterapia.

Ferida no estoma que pode apresentar desde uma cor cinzenta a branca. Nesta situação, contacte a/o sua/seu enfermeira/o de estomaterapia.

Durante a limpeza do estoma e pele peristoma é normal acontecer um pequeno sangramento no estoma ou no material que utilizou para limpar e secar. Se o sangue sai parecendo um “esguicho” deve molhar uma toalha com água fria, e fazer pressão no local. Se não resolver, deve ir ao Serviço de Urgência do Hospital.

O estoma tem um comprimento maior do que tinha anteriormente e nota que está mais “saído”, ocupando espaço dentro do saco coletor. Contacte a/o sua/seu enfermeira/o de estomaterapia se o estoma está quente ao toque, tem cor vermelha e se quando se deita ele volta ao seu tamanho normal. Desloque-se ao Serviço de Urgência do Hospital se o estoma tem uma cor escura, está frio ao toque, muito inchado e não diminui de tamanho quando se deita, se se sentir enjoado/a, e tiver dor de abdominal(barriga) ou no local do estoma.
800 203 826
info@appostomia.com